Sertãozinho Futebol Clube

Sertãozinho Futebol ClubeO Sertãozinho Futebol Clube é uma agremiação esportiva brasileira da cidade de Sertãozinho, interior do estado de São Paulo.

Fundado em 6 de agosto de 1944, suas cores eram marrom e branca e atualmente são vinho e branca. Seu uniforme principal atual é camisa e calção na cor vinho, com detalhes em branco e filete dourado. Atualmente disputa a Série A3 do Paulistão.





História

O futebol chegou a Sertãozinho no final do século XIX, trazido por ingleses como A.Holland e Victor Pitcher. Os jogos eram realizados no Largo São Sebastião, onde hoje se encontram a Cadeia Pública, a Casa da Cultura e o Fórum, e entre as primeiras equipes pode-se citar União, XV de Novembro (que mais tarde se fundiram como Internacional), Sertanezino, Operário, Mogiana, Palestra Itália, Sete de Setembro, Jahú, Sertãozinho, Guarani e Aliança Liberal.

Sertãozinho Futebol Clube
O Sertãozinho Futebol Clube foi fundado oficialmente no dia 6 de agosto de 1944, após uma reunião entre um grupo de esportistas da cidade para a criação de um novo time.

O primeiro presidente escolhido foi Enéas Sílvio Bordin e a equipe logo começou a participar dos campeonatos amadores da Liga Ribeirãopretana de Futebol, à qual era filiada.


O primeiro título foi conquistado em 1954, quando o Clube dividiu a taça de campeão amador da Liga com Cajuru. Dois anos mais tarde o time conquistou o Torneio Cinquentenário de Sertãozinho.

No início dos anos 60, uma crise fez o clube fechar as portas. No entanto, em 1969, pouco depois da inauguração do Estádio Frederico Dalmaso, um grupo de empresários liderados por Antonio Eduardo Tonielo fez com que o Sertãozinho FC ressurgisse.

E logo de cara a equipe já conquistou os títulos da recém criada Liga Sertanezina de Futebol e da Liga Araraquarense, vencendo na final o Botafogo de Bebedouro.

Profissionalizado, o Sertãozinho FC passou a disputar o Campeonato Paulista a partir de 1970. No primeiro ano perdeu o acesso numa decisão polêmica contra o Rio Branco de Ibitinga, mas em 1971 conquistou o título sobre o Rio Claro e o direito de disputar a Primeira Divisão – atual Série A2.

Uma nova crise financeira levaria o clube de volta à Terceirona no final dos anos 70, mas em 1982 o Sertãozinho FC já estava de volta à Segunda Divisão e por duas vezes esteve bem próximo do Paulistão. Numa delas, em 1986, o time tinha como presidente o comendador Alcídio Balbo e no campo craques como Baroninho, Vidotti, Rosemiro, Maxwell e Brecha.

Sertãozinho Futebol Clube


Na metade da década de 90 o Sertãozinho FC viveu sua pior fase, chegando a disputar a Série B1-B – equivalente à Quinta Divisão.

Foi aí que surgiu a dupla de empresários José Alberto Gimenez e Antonio Aparecido Savegnago.

Com o primeiro na presidência, o time ganhou logo de cara o acesso à Série B1.

A partir de 2000, com a eleição de Gimenez para a prefeitura de Sertãozinho e a entrada de Toninho Savegnago na presidência do Sertãozinho FC, o time passou a acumular seguidos acessos.

Em 2001, o time conquistou mais um acesso, com o vice-campeão da Série B1. Em 2004, voltou para a Série A3 e, em seguida, para a Série A2. A maior glória veio em 2006, quando o Sertãozinho chegou pela primeira vez à elite do Paulistão, no qual foi vice-campeão, perdendo para o Grêmio Barueri, e ambos conquistaram o acesso para o Paulistão 2007.

O clube disputou duas temporadas na A1, sendo rebaixado em 2008.

A nova passagem pela A2, no entanto, foi curta. O time conquistou mais uma vez a vaga para a Série A1 em 2009. Foram 25 jogos, com 11 vitórias, seis empates e oito derrotas.

Em 2010, o Sertãozinho representou a cidade na elite do futebol paulista mais uma vez, mas a penúltima posição na competição rebaixou a equipe novamente.

Em 2011, pela Série A2, o clube fez uma péssima campanha e acabou sendo rebaixado a Série A3. Logo após do Campeonato Paulista da Série A2, Édson Vieira decidiu se empenhar nas categorias de base do Sertãozinho, mais precisamente no Sub-20, disputando o Paulista Sub-20.

O Sertãozinho fez uma campanha muito boa, porém foi eliminado nas quartas-de-final da competição, perdendo para o Mogi Mirim.

Atualmente, o Sertãozinho disputa a Série A3 do Paulistão, equivalente a Terceira Divisão Paulista, em busca de seu retorno a elite estadual.

 

Sertãozinho Futebol Clube
Endereço: Rua Guilherme Volpe, 1361 - Cidade Sertãozinho - SP
Telefone: (16) 3947-3733



Gostou do nosso site? Então compartilhe:



 
  Sobre o EncontraSertãozinho
Fale com EncontraSertãozinho
Anuncie no EncontraSertãozinho
Cadastre sua Empresa no EncontraSertãozinho (grátis)


Termos EncontraSertãozinho | Privacidade EncontraSertãozinho


Bandeira de Sertãozinho