Sobre Sertãozinho

Cidade de Sertãozinho

Sertãozinho é um município brasileiro no interior do estado de São Paulo. Seu território de 418 km² abriga uma população de 110 094 habitantes conforme o Censo 2010, que o classifica como segundo município mais populoso da Região Metropolitana de Ribeirão Preto.

O município é formado pela Cidade de Sertãozinho e pelos distritos de Cruz das Posses e Vila Garcia.

História

A fundação de Sertãozinho data de meados de 1877. Nesta época, Antônio Malaquias Pedroso, um dos condôminos da Fazenda Sertãozinho, construiu sua moradia, fazendo doação de 12 alqueires e meio de terras, em torno da moradia, à Senhora Aparecida, tendo erguido no lugar, onde hoje se localiza a Praça 21 de Abril, uma capelinha em louvor da Padroeira. Com outras doações que se juntaram à de Antônio Malaquias Pedroso, o patrimônio chegou a 148 alqueires. As terras da Fazenda Sertãozinho, cuja posse foi efetivada há quase um século, pelos sertanejos Antônio José Rodrigues, Manoel Jacinto de Pontes e pelo africano Pai Chico, só começaram a ser divididas entre os condôminos depois que Malaquias construiu a capelinha. Este núcleo de povoação foi elevado a Distrito de Paz a 10 de março de 1885, pela lei nº31, com o nome de Freguesia da Aparecida de Sertãozinho; a Município, pela lei n.º 463, de 5 de dezembro de 1896, tendo sido instalado a 21 de abril de 1897.

Foi seu primeiro prefeito o Dr. José Onofre Muniz Ribeiro e os primeiros vereadores: Macários de Melo, presidente; João Pedro de Andrade Júnior, Luiz José Nogueira, Aprígio Rello de Paula Araújo, Nicolau Pollo.

Em 26 de outubro de 1906, pela lei nº1018, foi criada a Comarca, cuja instalação se deu a 12 de dezembro do mesmo ano. Foi seu primeiro juiz de direito o Dr. Renato Fulton Silveira da Motta, tendo como municípios jurisdicionados, além de Sertãozinho, Pontal e Barrinha. Pode-se dizer que há dois ciclos na vida econômica do município: o do café, que predominou até mais ou menos 1936 e o da cana-de-açúcar, que no momento, constitui a sua maior e quase absoluta fonte de renda.

Geografia

O município possui uma área de 418 km² e está situado no domínio geomorfológico do planalto Cerrado.Com cerca de 112 mil habitantes, a cidade é a terceira maior do nordeste de São Paulo, atrás apenas de Ribeirão Preto (com 605 mil hab.) e Franca (320 mil hab.). Sua altitude máxima é 610m, no morro da vanzela, e a altitude mínima é de 310m, no açude central. O relevo do município é bem diversificado, verificando-se desde uma topografia com declives suaves até o relevo de aclives mais vigorosos. O território é 30% plano, 60% ondulado e 10% montanhoso.

A vegetação que cobria o município era a tropical, campo-cerrado. Devido à extensa atividade cafeeira e outras atividades, como a constante colheita da Cana-de-açucar foi devastada.

A Cidade de Sertãozinho está situado na bacia do rio Mogi-Guaçu. Pelo município passa também o rio Pardo.

Economia

Sertãozinho hoje tem um perfil industrial ativo, possuindo unidades de produção de várias empresas multinacionais. Em contrapartida, o setor agrícola mantém-se ativo, com a produção de leite e lacticínios, cana-de-açúcar e laranjas, entre outros produtos.

Na cidade está localizado o maior centro de negócios do Interior de São Paulo, o Centro Empresarial Zanini. Com o aumento de ofertas de emprego em Sertãozinho e poucas casas para comprar e alugar, construtoras da região estão investindo em imóveis no município. O Governo do Estado de São Paulo esta instalando no município o Laboratório de Caracterização, Seleção e Análise de Falha, que deve começar a funcionar em maio de 2010 e servir para micro, pequenas e médias empresas do pólo de indústria metal-mecânica.

Indústria

O Governo do estado de São Paulo esta implantando o Laboratório de Caracterização, Seleção e Análise de Falha para a Indústria Metal-Mecânica de Sertãozinho e Região. Sertãozinho possui o maior pólo industrial do país, tendo nele pouco mais de 500 industriais se estendendo ao longo das rodovias Armando de Salles Oliveira e Atillio Balbo.

Comércio

Pólo e Referência Comercial, Sertãozinho é uma das poucas cidades médias a possuir tantas opções comerciais. Andando pelo centro da cidade, percebe-se a pujança comercial da cidade, tendo instaladas no centro várias lojas e grifes famosas. O ponto principal do comercial se dá na Rua Barão do Rio Branco, no Largo da Matriz, com ruas afluentes como Epitacio Pessoa, Washington Luis indo até o na Avenida Gastão Vidigal, quase 20 quarteirões depois do inicio da parte comercial da rua.

Para homenagear a comunidade de moradores desta maravilhosa cidade, o Encontra São Paulo criou o Encontra Sertãozinho.

Blog do Guia da Cidade de Sertãozinho

Receba notícias por e-mail
Cadastre-se e receba notícias de Sertãozinho por e-mail
 

Cidades de SP: Limites - Cidades Vizinhas

Barrinha, Dumont, Jaboticabal, Jardinópolis, Pitangueiras, Pontal e Ribeirão Preto

Dados Principais sobre Sertãozinho

Aniversário: 5 de dezembro
Fundação :
1896
Gentílico:
sertanezino
Area:
402,803 Km ²
População
121.412 hab. (2016)
IDH 0,833 - elvado
Prefeitura Sertãozinho

Brasão de Sertãozinho
Brasão de Sertãozinho

Bandeira de Sertãozinho
Bandeira de Sertãozinho

Vídeo sobre a cidade de Sertãozinho
Veja mais vídeos sobre a Cidade de Sertãozinho

Mapa Sertãozinho

 

Moradores ilustres de Sertãozinho

 

   

  Sobre o EncontraSertãozinho
Fale com EncontraSertãozinho
Anuncie no EncontraSertãozinho
Cadastre sua Empresa no EncontraSertãozinho (grátis)



Termos EncontraSertãozinho | Privacidade EncontraSertãozinho


Bandeira de Sertãozinho